A "nossa" Nelly

Uma das melhores vozes da musica pop/rock da actualidade fala português; e assim deixo-lhe aqui o meu pequeno tributo.


Nelly Kim Furtado nasceu em Victoria, British Columbia, Canadá, no dia 2 de Dezembro de 1978.
Os seus pais são emigrantes oriundos de São Miguel, nos Açores; assim Nelly possui dupla nacionalidade.
Viveu sempre num seio musical: a mãe canta num coro de igreja desde os cinco anos, o pai canta fado desde os dez e o seu avô e o seu tio-avô foram dois dos maiores maestros, tocando inúmeros instrumentos de Ponta Garça, uma localidade na Ilha de São Miguel.
A sua carreira começou oficialmente aos dezoito anos: enquanto trabalhava como secretária num loja de Alarmes, entrou num concurso para novos cantores. Nesse concurso, conheceu o seu agente, Chris Smith, um dos mais importantes no Canadá. Ele era também o agente da banda Philosopher Kings, uma banda que a Nelly desde sempre admirou. É então que é convidada a fazer uma mini-tourné com eles. Nessa tourné, Nelly começou a dar as primeiras linhas para o seu primeiro projecto musical, uma banda de Trip-Hop. O nome seria Nelstar. Porém, este grupo , mesmo tendo gravado um vídeo, não tinha muita consistência e é então que a Nelly decide, entre os anos em que acaba o curso, o trabalho medíocre de secretária e a depressão da sua banda não ser o que estava à espera , viajar para os Açores e passar lá o verão inteiro.
Enquanto a Nelly desfrutava as lindas paisagens açorianas e do convívio com os seus familiares, a dupla de produtores convencia-a a voltar para Canadá. Assim Nelly voltou para o Canadá, e a equipa de produtores, juntamente com ela, gravaram material de diferente registo do que anteriormente tinham feito. Entre Toronto e Los Angeles, Whoa Nelly!, o seu primeiro álbum com realização, levou aproximadamente três anos a ser feito e saiu a 25 de Outubro de 2000.
No álbum Whoa Nelly! Ela canta o seu primeiro grande êxito “I’m like a Bird”.  “Turn off the ligh” o grande êxito da cantora, ajudou ao estrelado e tornou-a uma verdadeira cantora internacionalmente famosa.
Tem uma filha de nome Nevis que nasceu a 20 de Setembro de 2003. Foi assim chamada porque foi na ilha Nevis que foi concebida. Nevis é fruto da relação de mais de quatro anos com o DJ Lil’ Jaz, cujo verdadeiro nome é Jasper Gahumia.
Em 2003, lançou o seu segundo álbum, intitulado “Folklore”, produzido pelos mesmos de Whoa Nelly!. Deste álbum pode-se extrair êxitos como “Powerless”, “Try” e ainda o hino oficial da UEFA Euro 2004, “Força”. Este single foi só lançado nos países em que o futebol é o desporto rei e em especial na Europa, o que a tornou a canção do ano em toda a Europa.

Loose, o terceiro álbum foi um dos álbuns mais aguardados do ano. Produzido na sua maioria entre Thom Panuzio, Timbaland e Nelly Furtado, teve lançamento oficial para dia 12 de Junho de 2006. Loose foi desde o primeiro dia um êxito de vendas nos principais mercados discográficos. Deste album “Promiscuous” manteve-se número 1 do top de vendas pelo menos sete semanas nos EUA, enquanto “Maneater” foi número 1 oito semanas na Europa.
Tambem já teve sua estréia no cinema, no filme Nobody's Hero e participou num episódio da série “CSI – NY


Em Março de 2007 a Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de Março de 2007 como o "Dia de Nelly Furtado", em homenagem ao incrível sucesso artístico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.


Algumas curiosidades:


– Nelly  também canta em português e não hesita em gravar entrevistas no idioma de seus pais


– Nelly define "I´m Like a Bird" como sua "canção de liberdade" .

– Para gravar o video de "I'm Like a Bird", Nelly Furtado protagonizou cenas a 40 pés de altura e quedas livres presa apenas em cabos de aço.

– A cantora é uma multi-instrumentista : toca guitarra, trombone, cavaquinho e piano
.



0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial