Agora já há também uns virus que atacam os equipamentos GPS; este virus é inserido no sistema através do RDS ( sistema que é emitido pelas estações de rádio com informação actualizada de transito). Esta tecnologia digital é a mais utilizada na Europa e na América do Norte para as estações de rádio transmitirem informações de trânsito, em caso de acidentes ou cortes nas estradas. Dois hackers utilizaram esta tecnologia para acederem aos sistemas de navegação e vai daí desataram a trocar as voltas aos automobilistas fornecendo informações erradas, como troca de rotas, estradas fechadas ou alertas de bomba.
Na sua experiência conseguiram enviar mensagens aos automobilistas informando que a estrada em que circulavam estava fechada, devido a condições meteorológicas adversas, a ou um alerta de bomba.
Se receber a informação que uma estrada está fechada, devido a um alerta de bomba, o melhor é duvidar daquilo que acabou de ler, aconselham Andrea Barisani e Daniele Bianco, que revelaram a sua descoberta durante a reunião de especialistas de segurança da Internet em Las Vegas.
Esta descoberta é para mim de uma gravidade enorme pois lembrem-se que há algum tempo a esta parte que a navegação aérea e maritima está a ficar mais e mais dependente dos sinais GPS. Isto por si, não é um problema pois os aviões e navios ainda possuem sistemas de backup para funcionarem como redundancia a esse sistema. Mas os planos a médio e longo prazo é ficar exclusivamente com o sistema GPS a bordo de aviões e navios e isso assusta-me mmuuiiittiissiimmmo pois se houver uma falha do GPS, ou um ataque de um pirata qualquer a este sistema, com indicações falsas a meio de uma aproximação de precisão num daqueles dias com visibilidade reduzida é o fim para muita gente. Esperemos que o bom senso prevaleça.
Não quero dizer com isto que sou contra o GPS, nada disso, acho-o um equipamento fantástico mas como dizem os Irlandeses em Dublin: "Só o Papa é infalivel". O GPS tem as suas limitações...
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
0 comentários:
Enviar um comentário