25 de Abril

No dia 25 de Abril de 1974 o Movimento das Forças Armadas (MFA) derrubava o regime de ditadura (ou Estado Novo como era designado) que durante 48 anos oprimiu o Povo Português.
O golpe de estado militar derrubou, num só dia, sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime político que vigorava desde 1926. Este levantamento ficou conhecido por 25 de Abril ou Revolução dos Cravos. O golpe foi conduzido por oficiais intermédios da hierarquia militar (o MFA), na sua maior parte capitães que tinham participado na Guerra Colonial, por isso se fala dos capitães de Abril.
Como curiosidade para quem não sabe a primeira reunião dos capitães de Abril foi realizada em 9 de Setembro de 1973 no Monte Sobral (Alcáçovas), ali bem perto da minha terra (Casa-Branca). Foi esta reunião que deu origem ao MFA.

Gosto do 25 de Abril, sempre foi um dia com um significado especial; afinal a transição de um regime autoritário (ouve quem lhe chama-se fascista) para uma democracia é algo que marca a vida de uma pessoa. Mas ultimamente esta democracia tem vindo a mudar mas num sentido de "regresso ao passado". Quando um desgraçado manda uma piada sobre um dirigente politico, isto a umas centenas de quilómetros da capital do reino e num curto espaço de tempo leva com uma suspensão isto cheira-me um pouco a Policia Internacional de Defesa do Estado, ou não? E que dizer das noticias que todos os dias saem nos jornais ou na TV sobre negócios que foram efectuados por este e outros governos e em que o Estado (ou seja nós) sai lesado em milhões de euros e ninguém é chamado á pedra? Ainda hoje vi a noticia sobre o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP) que só custou ao Estado 500 (QUINHENTOS) milhões de euros e sabem qual foi o resultado da investigação? O processo foi arquivado sem que o principal protagonista tivesse sequer sido ouvido. Junte-se a isto umas centenas de reformas milionárias e uns cargos de direcção principescamente pagos (jobs for the boys) e o que é que temos? O governo a dizer-nos todos os dias que não há dinheiro e que temos que apertar mais o cinto e pagar mais impostos, mas lá para cima ninguém abdica das suas mordomias (carros+cartões de crédito+tudoemaisalgumacoisa).
Então isto não era no tempo da velha senhora?

E o pior é que eu acho que o pior ainda está para vir. Oxalá me engane....

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial