O fim de uma lenda

Já se esperava mas esta noticia deixa-me um pouco melancólico pois ainda me lembro dos meus primeiros dias de navegação na WWW e deste browser que foi em tempos o rei.
A AOL anunciou o fim do Netscape a partir de 1 de Fevereiro. O Netscape ajudou a popularizar a internet em meados da década de 90, quando chegou a possuir 80% do mercado de navegação. Mas sua importância caiu dramaticamente depois de uma acção agressiva da Microsoft para dominar o mercado de navegadores passando a incluir o IE de raíz com os seus sistemas operativos.
Resta aos fãs do Netscape uma melancólica contagem regressiva até 1 de Fevereiro - a Netscape Communications foi comprada pela AOL por US$ 4,2 biliões em 2000; quem já navegava nesta época deve-se lembrar que havia uma disputada competição envolvendo o uso dos browsers Netscape e Explorer (da Microsoft). Em consequencia dessa disputa, em 2003 a Microsoft pagou á AOL TimeWarner US$ 750 milhões referentes a um acordo durante um processo que envolvia acusações de conduta ilegal e concorrência desleal no mercado de sistemas operacionais e web browsers.
Apesar disto o Netscape foi perdendo quota de mercado e o IE assumiu-se como rei até ao aparecimento do Firefox (a AOL aconselha agora os seus clientes a migrarem para este browser).

A seguir ao Mosaic desaparece o Netscape. Um adeus e um obrigado pelo que fizeste no despontar deste enorme fenómeno que é a World Wide Web.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial