Stanley e Livingstone

Sir Henry Morton Stanley foi um jornalista que se tornou famoso pela sua viagem através de África em busca do explorador britânico David Livingstone.
Como correspondente do Herald, Stanley foi instruído em 1869 para descobrir o missionário e explorador David Livingstone, que tinha chegado a África à procura da nascente do rio Nilo e de quem não havia notícias havia algum tempo.
Partindo de Zanzibar com 200 carregadores e tudo o que havia de melhor para uma expedição, o jornalista encontrou Livingstone no dia 10 de Novembro de 1871 em Ujiji, perto do Lago Tanganyika, presentemente situado na Tanzânia, e saudou-o com a famosa frase "Dr. Livingstone, I presume?". A frase é famosa por parecer irónica pois evidentemente, não poderia ser mais ninguém, uma vez que ele era o único branco que Stanley tinha visto desde deixar Zanzibar.
David Livingstone foi um dos grandes exploradores do interior da África e uma das vozes mais activas no combate ao tráfico de escravos. Começou a explorar o continente negro em 1853. Por mais de 20 anos explorou a região do rio Zambeze em busca da nascente do rio Nilo. Foi o primeiro europeu a ver o Lago Ngani (1841) e as cataratas Vitória (1855).
Livingstone morreu um ano depois de Stanley o ter encontrado. Seu coração foi enterrado na África e seu corpo na Abadia de Westminster, em Londres.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial