Muro de Berlim

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, dando assim inicio ao processo de reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos.

Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Durante a sua existência provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares foram presas e acusadas nas diversas tentativas de o atravessar. Mesmo assim, mais de 5 mil alemães orientais conseguiram escapar para o lado ocidental.

Com 155 quilómetros de extensão, ele passava por áreas habitadas, bosques e até pelo rio Spree, onde, além de barreiras submersas, havia a vigilância constante de barcos de patrulha.
Só era proibido ir de Berlim Oriental para Berlim Ocidental. O trajecto contrário era permitido; durante a década de 70, havia oito pontos onde, obtidas as permissões e os documentos necessários, as pessoas do lado ocidental podiam atravessar o muro. O mais famoso deles - conhecido como Checkpoint Charlie - era reservado para visitantes estrangeiros, incluindo diplomatas e autoridades militares do bloco capitalista.

Hoje, restam apenas ruínas simbólicas em alguns pontos de Berlim.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial