Zeca Afonso (2/8/29 - 20/2/87)


Comemorou-se por todo o pais no dia 20 de Fevereiro a morte de um dos nossos maiores artistas.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos (ZECA AFONSO) nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929, filho dum magistrado e duma professora primária.
Faz os seus estudos em Coimbra, e em 1953 grava o seu primeiro disco, «Fado das Águias», por curiosidade ainda no formato de 78rpm.entre 1953 e 1955 cumpre o serviço militar em Mafra e em 19634 parte para Africa (Moçambique) onde vai exercer como mestre-escola; no entanto é expulso do ensino por razões politicas e assim dedica-se mais assiduamente á musica nos anos que se seguem.


Em Março de 1973, participa activamente no III Congresso da Oposição Democrática, em Aveiro, (onde estreia em público «O Que Faz Falta») e envolve-se na acção politica com grupos de vários sectores da Esquerda, desde o PCP à LUAR. Publica «Venham mais Cinco» (73).
Em 29 de Março de 1974 participa no Encontro da Canção, no Coliseu dos Recreios, onde a censura não lhe permite cantar mais do que duas canções: «Milho Verde» e «Grândola Vila Morena». Menos de um mês depois, a 25 de Abril, esta era a senha do Movimento das Forças Armadas para o início da que ficaria para a história com o nome único de Revolução dos Cravos.

Em 1985 publica o derradeiro disco, «Galinhas do Mato», onde já só dá voz a dois dos temas. Os restantes têm interpretações de Janita Salomé, Helena Vieira, Luís Represas, Né Ladeiras e José Mário Branco.

Morre, no hospital de Setúbal, na madrugada de 23 de Fevereiro de 1987.


0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial