Dia dos Namorados (ou Valentine´s Day para os mais cultos)
Publicada por José Carlos Correia à(s) 5:52 da tardeA historia deste dia:
Todo o dia 14 de Fevereiro, por esse mundo fora, flores, chocolates e prendas são trocados entre casais enamorados, tudo em nome de São Valentim.
Mas quem é este misterioso santo e porque celebramos este dia?
A historia do dia dos namorados - e o seu santo patrono - está envolto em misterio. Apenas sabemos que Fevereiro há muito é um mes de romance. O dia dos namorados como o conhecemos hoje, contem vestigios das tradições Romana e Cristã. Então, quem era S. Valentim e como ficou associado a esta tradição? A igreja reconhece pelo menos 3 santos com o nome de Valentim ou Valentinus, todos eles martires.
Uma das "lendas" conta que Valentim era um padre que viveu durante o seculo 3 D.C. em Roma; quando o imperador Claudius II decidiu que os homens solteiros eram melhores soldados que aqueles que tinham esposa e familia, proibiu o casamento aos jovens - a sua fonte de soldados. Valentim, apercebendo-se da injustiça do decreto, desafiou claudius e continuou a realizar casamentos de jovens casais mas em segredo. Quando as suas acções foram descobertas, o imperador ordenou a sua morte.
Outra história sugere que Valentim pode ter sido morto por ter tentado ajudar os cristãos a escapar ás prisões romanas onde eram espancados e torturados.
De acordo com outra lenda, Valentim foi o primeiro a enviar um cartão de "S.Valentim"; estando na prisão, diz-se que Valentim apaixonou-se por uma jovem - que podia ser a filha do carcereiro - que o visitou durante o seu confinamento. Antes da sua morte, ele alegadamente escreveu-lhe uma carta que assinou "do seu namorado" - (valentine na expressão original); esta expressão é ainda usada nos nossos tempos.
Apesar da verdade da lenda de S.Valentim ser obscura, as historias realçam a sua simpatia, heroismo e o mais importante, o seu romantismo....
Não é pois surpresa nenhuma constatar que na Idade Média, Valentim era um dos santos mais populares de Inglaterra e França.
De acordo com a Greeting Card Association, aproximadamente 1 bilião de cartões são enviados todos os anos no dia dos namorados, fazendo com que este dia seja o 2ºdia neste ranking logo a seguir ao Natal. Por curiosidade, 85% são adquiridos por mulheres.
O cartão mais antigo está exposto no British Museum, e os primeiros cartões a serem comercializados foram produzidos nos E.U.A. por Esther A. Howland. Esta senhora ficou conhecida pela "mãe de Valentim".
Real ou lenda, não perca a oportunidade neste dia de dizer ao seu amor o quanto a ama (e já agora, uma prendinha), mesmo que já tenha 100 anos e viva com ela á 80! Se não o fizer (isto para os leitores masculinos) vai arrepender-se por muitos e largos meses.....
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
0 comentários:
Enviar um comentário