Paolo Maldini (Milão, 26 de junho de 1968) é um futebolista italiano, filho de Cesare Maldini (tambem ele uma antiga glória do clube), considerado um dos maiores atletas da história do futebol e reconhecido como o melhor lateral-esquerdo do mundo. Na sua carreira só conheceu uma camisola, a rossoneri (vermelha e negra listada) do AC Milan; o seu apelido - criado pela claque rossoneri - é "El Cuero de Drago" que significa Coração de Dragão.
Nasceu, cresceu e vai acabar a carreira no AC Milan. Maldini - cujo nome significa di Milan (de Milão) - chegou ao clube em 1978 e foi lançado no Calcio por Nils Liedholm, a 20 de Janeiro de 1985, frente à Udinese. Hoje, passados 23 épocas, é o jogador com mais presenças em jogos da Série A italiana, tendo coleccionando mais de 600 encontros na Liga, um recorde que pertencia a Dino Zoff (570). Na squadra azurra disputou 127 partidas, das quais 74 como capitão. Abandonou em 2002 após a derrota na final com a França.
É o homem dos recordes - Maldini ganhou tudo com o Milan - cinco Ligas dos Campeões, quatro Supertaças Europeias, duas Taças Intercontinentais, sete ligas, uma taça e cinco supertaças de Itália.
Para Galliani, o actual director desportivo do clube, não há palavras para descrever o homem e o jogador por detrás do nome Paolo Maldini: "Ele não é o símbolo do Milan, ele é o Milan!". Foi este homem que convenceu Maldini a adiar o abandono dos relvados e assim continuar esta extraordinária aventura para cumprir a sua 24ª epoca com a camisola rossoneri.
Como demonstração do reconhecimento do enorme prestigio deste fantástico jogador o presidente do Milan e o director desportivo já afirmaram que quando Maldini abandonar jamais alguém voltará a usar a camisola nº3, que foi ao longo destas 23 épocas sempre sua (a exemplo do que já tinha acontecido com a nº5 de Baresi).
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
0 comentários:
Enviar um comentário