SEXTA FEIRA 13

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.

Mas por que a sexta-feira 13 virou motivo de medo e preocupação, por que a data é tão mal vista?
Na bíblia - Uma das razões de se ter criado o mito da sexta-feira 13 parece estar ligada à história da Bíblia. Segundo alguns teólogos, o Novo Testamento conta que Jesus Cristo, na Última Ceia, sentou-se à mesa com os apóstolos, que ao todo, incluindo Jesus, eram 13. Muitas pessoas consideram Judas o 13º apóstolo, justamente quem entregou Jesus e o levou à morte na Sexta-feira da Paixão. Assim, graças ao episódio bíblico, a sexta-feira 13 passou a ser lembrada como um dia fatídico, ligado à morte.
Na história - Diz-se que a maldição do dia foi fruto de uma briga entre o rei francês Filipe, o belo, e a Ordem dos Templários, no século XIV. Na época, a França estava próxima da falência econômica e Filipe resolveu cobrar impostos á Igreja. Excomungado pelo papa Bonifácio VIII, que se indignou diante da decisão da cobrança, o rei tentou aproximar-se da Ordem dos Templários (um grupo de cavaleiros cristãos), pretendendo uma reconciliação com a Igreja. Filipe, o belo, não foi aceite na Ordem e, como vingança, ordenou a prisão e tortura de cinco mil cavaleiros. O dia era uma sexta-feira, 13 de Outubro de 1307.
Outras explicações - Inúmeras são as explicações para a data ser considerada "maldita". São justificativas baseadas em diferentes interpretações simbólicas, religiosas, histórica, numerológicas, esotéricas entre outras tantas, mas a resposta mais lógica é a da superstição.

Curioso é que um estudo da Norwich Union ( uma companhia de seguros britânica) feito com base em estatísticas de acidentes notificados por seus clientes entre 2002 e 2006 - período em que seis sextas-feiras cairam em dias 13 conclui que as incidências de acidentes de carro são maiores nas sextas-feiras que caem no dia 13 do qualquer outro dia do mês. Quando o dia 13 cai em qualquer outro dia da semana, o número de acidentes notificados à seguradora por motoristas chega a ser inferior à média dos outros dias.
"Nossa análise sobre os dias perigosos para dirigir deu algum crédito às superstições das pessoas em torno da sexta-feira 13", disse Nigel Bartram, da Norwich Union.
"Embora seja difícil dizer ao certo porque isso ocorre, uma razão pode ser que as pessoas mudam sua actuação ao volante em resposta a um dia visto como 'azarado'."
"Na verdade, mudar o comportamento ao volante numa reacção ao que é visto como risco - e não a um risco real como neve ou gelo (na pista, que pode levar a derrapagens) - não se traduz necessariamente em condução mais segura", concluiu Bartram.
Ele acredita que ao alterar seu comportamento para mudar 'a sorte', os motoristas podem confirmar a crença de que alguma coisa ruim vai acontecer.

Uma ultima curiosidade: O dia mais seguro, aparentemente, é o dia 26 do mês. Nesta data, o número de notificações de motoristas à seguradora britânica costuma ficar 8% abaixo da média diária.

0 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial