Com grande pompa e circunstancia foi anunciado pelo nosso governo (leia-se Sócrates - tou mesmo farto deste gajo...) que se conseguiu chegar a acordo e o Tratado Europeu foi aprovado.
Já perguntei a uma data de gente e ninguém me soube ainda responder - o que é e para que serve este tratado? (devo ser mesmo burrinho!). E vantagens cá para o Carlitos? Mais $$$ ? Deves....
Enfim, depois de googlar um pouco lá descobri algo sobre este desgraçado que todos ouvem falar mas ninguém conhece.
Para já descobri que este tratado veio substituir a antiga Constituição Europeia que foi chumbada em diversos referendos por essa Europa fora e para dar a volta ao texto agora chamam-lhe Tratado Europeu.
No essencial e do que deduzo este tratado é apenas uma versão "light" da antiga constituição europeia que foi reprovadissima e assim foi uma maneira (á boa moda portuguesa) de ultrapassar esses chumbos pela porta-do-cavalo. Este tratado visa essencialmente a modificação da estrutura institucional da União e altera o equilíbrio de poderes entre os Estados. A nova versão recupera o essencial do Tratado Constitucional chumbado em referendo e acrescenta-lhe mais uns pontinhos. Foram também introduzidas alterações impostas por diversos paises como Reino Unido e Polónia. O tratado é na sua generalidade ilegivel para os comuns mortais e de acordo com o antigo primeiro-ministro italiano Giuliano Amato foi redigido assim de propósito para ser "impossível de ler". Amato diz que isso é uma táctica que ele não compreende, produzir um documento que os cidadãos nunca entenderão com a finalidade de os manter "felizes". Refere ainda que a ideia de que apenas mudando o nome de Constituição para Tratado e fingir que este é outro documento/tratado complexo e completamente diferente só mostra um profundo desrespeito para com os cidadãos - apoiado!
Quanto a referendos para este tratado é para esquecer, este governo já deu provas que á moda de Hugo Chavez não liga nenhuma á opinião do povo, embora numa sondagem efectuada pela TSF e Marktest 60% dos portugueses quer votar o tratado em referendo.
Se o outro tratado foi massivamente reprovado então agora este vai mesmo assim sem dá cá aquela palha? Esta democracia Socratiana deixa um pouco (muuuuito) a desejar.
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
0 comentários:
Enviar um comentário