Foi há precisamente 1 ano que faleceu Karol Józef Wojtyła, mais tarde conhecido em todo o mundo por Papa João Paulo II.
Foi Sumo Pontífice da Igreja Católica de 16 de Outubro de 1978 até a data da sua morte, e sucedeu ao Papa João Paulo I, tornando-se o primeiro Papa não italiano em 450 anos (desde o holandês Adriano VI, no século XVI). Teve o 3.º papado mais longo da história do catolicismo. O seu funeral teve honras de um Chefe de Estado e foi o maior funeral de um papa em toda a história.
A igreja abriu uma excepção na sua rigida conduta e assim ultrapassando o que diz o "código de direito canónico" iniciou quase imediatamente o seu processo de beatificação. È já designado pelo povo com o epiteto de Magno.
Ninguem vai esquecer este grande homem que um dia disse:
"Precisamos de Santos que amem apaixonadamente a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer uma pizza no fim-de-semana com os amigos"
Foi o Papa mais novo desde Pio IX e no entanto, tornou-se o Papa cuja acção foi mais decisiva no século XX: as suas viagens ultrapassaram em número e extensão as de todos os antecessores juntos, reunindo sempre multidões; para muitos tem o carisma do Papa João XXIII; participou em eventos ecuménicos (foi o primeiro a pregar numa igreja luterana e numa mesquita, o primeiro a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém); procedeu a numerosas beatificações e canonizações; escreveu 14 encíclicas.
Deixo aqui a minha pequena homenagem a este grande homem.
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
0 comentários:
Enviar um comentário